Chama-se Tackable e define-se como uma plataforma móvel de fotojornalismo. Foi lançada este ano em 34 jornais de São Francisco, nos EUA. Já tem versão para iPhone e também terá uma para Android.
Segundo informação publicada no site, o objectivo é transmitir, através de smartphones, informações e fotos sobre o que está acontecer em tempo real em diversas locais, contribuindo assim para os artigos que os repórteres escrevem.
O Tackable é projectado para dar “um olhar vivo em tudo que está a acontecer na sua cidade, agora”. Lucas Stangel, co-fundador e director de marketing da aplicação, disse no site do Nieman Journalism Lab que as redes sociais “simplesmente não funcionam quando se trata de notícias”.
Portanto era necessário criar uma rede autónoma que organize os media sobre um mapa. Stangel dá o exemplo do que aconteceu no Egipto: "o que realmente se pretende é falar alguém que está no terreno. O que o Tackable faz é substituir a rede social por outra coisa. Nós colocamo-lo no mapa. Se um utilizador está interessado no Egipto pode simplesmente ir ao mapa do país e ver todos os meios de comunicação que estão no terreno. "
Para já, a aplicação permite apenas o envio de fotos e legendas mas poderá vir a incluir textos, áudio e vídeo.
Fonte: briefing