Victor Manuel Lamosa de Melo é o vencedor do concurso internacional Urban Photographer of the Year da CB Richard Ellis (CBRE). O concurso esteve aberto a todos os fotógrafos profissionais e amadores da Europa, Médio Oriente e África (EMEA), tendo registado este ano mais de 10 mil inscrições, um número recorde desde o seu lançamento em 2006.
O painel de jurados, composto por fotógrafos profissionais de todo o mundo, distinguiu o fotógrafo português e a sua imagem de um artesão a trabalhar o bronze em Tunes, que, de forma muito realista, está em sintonia com o tema: ‘Cities at Work’ (Cidades a Trabalhar). A edição deste ano recebeu inscrições provenientes de 74 países da região EMEA e captou situações tão diferentes como os artistas de rua em Edimburgo ou a Torre Eiffel iluminada pela lua.
Victor Melo é um fotógrafo amador natural de Coimbra e residente em Sintra. “Esta fotografia foi tirada na Tunísia quando explorava o labiríntico Souk, no coração da cidade de Tunes. Ao passar junto a este artesão que trabalhava em plena rua, cruzámos olhares e desta forma, sem ter necessidade de proferir qualquer palavra pedi-lhe autorização para fazer uma fotografia. Ele acedeu, prosseguiu serenamente o seu labor e eu, rapidamente, ao mesmo tempo que tentava resistir aos pequenos encontrões do “formigueiro” que me envolvia, medi a luz, a velocidade, enquadrei e disparei. Naquele momento foi mais uma vez materializado um dos pilares da fotografia do mestre Henri Cartier-Bresson: o instante decisivo.”
O vencedor do primeiro prémio recebe assim um safari fotográfico para duas pessoas na Turquia, onde poderá fotografar alguns dos locais mais interessantes do mundo, em termos de história da antiguidade e da idade moderna. Foram igualmente atribuídos prémios para os melhores momentos das 24 horas de um dia, cada um representando uma hora diferente, e um prémio nacional.
Os inscritos puderam ainda participar numa sondagem que visava inquirir junto dos 10 mil participantes qual seria a sua cidade de eleição. A sondagem revelou que Londres é a cidade mais popular e Nova Iorque foi a única cidade não europeia a figurar no top 10. As restantes cidades do ranking são Lisboa, Paris, Barcelona, Budapeste, Viena, Roma, São Petersburgo e Praga.
Mike Strong, Chairman e CEO da CB Richard Ellis EMEA, e júri do concurso, comentou: “A foto vencedora revela na perfeição a essência e os contrastes da vida urbana moderna – a serenidade no acto de trabalhar o bronze em contraste com o frenesim do mercado de Tunes. As imagens recebidas este ano distinguiram-se pela sua excepcional qualidade.
Os resultados da sondagem revelam ainda tendências fascinantes, tais como o edifício mais alto do mundo ser hoje mais popular do que o Coliseu, o que destaca a importância da planificação urbana. Toda a paisagem urbana tem as suas próprias particularidades, como ficou bem patente nas muitas e variadas inscrições, e enquanto empresa à escala global e com milhares de especialistas locais, compreender a dinâmica das cidades e o que as move é a forma como transmitimos o conhecimento aos nossos clientes.”
Fonte: briefing