O Grupo Lena vendeu as suas participações no jornal Diário As Beiras, de Coimbra, no semanário Grande Porto e no semanário O Algarve, anunciou hoje o grupo.
De acordo com uma nota divulgada no seu site, o Grupo Lena - que detém o diário i - anunciou que "reduz presença na comunicação social" para cumprir "mais uma etapa" de um plano de "reestruturação e saída de áreas de negócio que considera não estratégicas".
Assim, o grupo alienou a totalidade das participações que detinha naqueles jornais.
"A empresa Sojormedia Norte, proprietária do semanário Grande Porto, passa a ser detida na totalidade pelo jornalista Rogério Gomes, co-fundador deste semanário, seu director e até agora sócio minoritário do projeto", adianta o Grupo Lena.
Em Coimbra, a empresa editora do Diário As Beiras, a Sojormedia Beiras, passa a ser propriedade total do grupo Fapricela, que já detinha 50 por cento do capital do projecto.
O Grupo Lena também alienou o semanário O Algarve à Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) e explica que a associação empresarial - a maior do Algarve - "criou a empresa Canal Algarve, de que é sócia maioritária, para editar o centenário O Algarve".
A Lena Comunicação é a subholding do Grupo Lena para o sector da comunicação e antes destas vendas era constituída por onze jornais regionais, duas rádios regionais, uma editora, uma televisão on-line e um jornal nacional.
De acordo com informação no site do Grupo, as empresas de comunicação ainda afectas ao Grupo Lena são a Imagens & Letras, o Jornal da Bairrada, Jornal de Abrantes, Jornal do Centro, Negócios & Notícias, O Ribatejo, Rádio Antena Livre (Abrantes), Rádio NOAR (Viseu), Região de Leiria, a TV Ribatejo e o diário i.
O Grupo Lena adianta que teve como "primeira preocupação" nos negócios agora concretizados "assegurar às suas marcas um futuro de continuidade, baseado em valores de inovação, dinamismo e crescimento".
Fonte: briefing