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quinta-feira, 12 de maio de 2011

Grupo Editorial do Sol compra maioria da ‘Foreign Policy’ portuguesa


O grupo editorial do semanário “Sol” acaba de adquirir uma posição maioritária na revista bimestral de política e economia internacional “Foreign Policy – Edição Portugal”, até aqui detida integralmente pela Emirec Comunicação. 

"A entrada do novo accionista de referência visa dar um novo impulso à revista, cimentando a sua consolidação no mercado português, e propiciando a sua expansão para novos mercados, designadamente no mundo lusófono – onde a marca FP ainda não está representada", explica a Emirec em comunicado.

Com esta aquisição, o grupo editorial do semanário “Sol” assume a gestão do título, responsabilizando-se pelo projecto de expansão já definido para a revista que passará a designar-se “Foreign Policy – Edição Lusófona”. Nos próximos meses será iniciada a distribuição da “FP – Edição Lusófona” nos PALOP, para os quais estão já negociados, com o grupo Washington Post (que detém a marca Foreign Policy), os respectivos direitos. O lançamento da Revista em Angola, será assinalado pela realização, em Julho, de uma Conferência Internacional em Luanda, que contará entre os seus oradores com o Nobel da Economia Joseph Stiglitz. 

Em Portugal, a integração da “FP – Edição Lusófona” no grupo editorial do “Sol” é celebrada e anunciada publicamente amanhã, com a organização conjunta da conferência internacional “O Triângulo Virtuoso Angola/Brasil/Portugal: Uma Questão Estratégica Fundamental para a Lusofonia” que traz a Lisboa, entre outros convidados, o antigo presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso.

Lançada em Portugal no segundo semestre de 2007, com um preço de capa de 5 euros, a FP tem uma tiragem de 10 mil exemplares, uma edição standard de 100 páginas e distribuição nacional. A revista dirige-se, em primeira linha, a uma plateia exigente de decisores: políticos, empresários e quadros de empresas, empreendedores, investigadores e universitários. 

Editorialmente, a revista trata as mais importantes questões da actualidade internacional – da política global à economia e finanças, das tendências sociais aos temas culturais, da saúde pública à religião. Com a entrada do novo accionista, a Direcção da edição em língua portuguesa passa a ser assegurada pelo angolano Filipe Coelho, em representação da empresa proprietária do semanário “Sol”, mantendo-se Luís Fonseca na função de Editor Executivo do título.

A “FP – Edição Lusófona” integra-se no universo Foreign Policy que conta actualmente com edições em várias línguas (inglês, espanhol, francês, árabe, búlgaro, romeno, albanês, coreano), vendendo-se em mais de 150 países. Além dos conteúdos editados pela casa-mãe, nos Estados Unidos, cada edição nacional incorpora os seus próprios conteúdos produzidos localmente.

Fundada em 1970, a edição original norte-americana foi adquirida, em Setembro de 2008, pelo grupo Washington Post, um dos maiores grupos editoriais a nível mundial, cotado na Bolsa de Nova Iorque. A revista é actualmente dirigida por Susan Glasser, antiga co-chefe da delegação do jornal Washington Post em Moscovo.
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